Toca a música e a noiva entra no altar. Imediatamente, todos os olhos e lentes de câmeras se voltam para o desfile, deixando-a fora do alcance da visão de quem mais queria vê-la, o noivo. A cena aconteceu em um casamento na Austrália e foi registrada pelo fotógrafo Thomas Stewart, um dos mais conhecidos do país. Na imagem, é possível ver que, para enxergar a amada, o noivo precisa se contorcer entre os convidados e suas câmeras.
O problema é mais comum do que pensa, segundo o fotógrafo, que, depois de registrar a cena, compartilhou um desabafo em sua página no Facebook. “Certo, pra mim já deu. Eu quero falar aqui sobre convidados usando celulares e câmeras fotográficas em casamentos. Pleiteio uma coisa simples: noivos e noivas, por favor, tenham uma cerimônia de casamento desconectada. Olhem para essa foto. O noivo tem que se contorcer todo só para ver sua noiva chegando. Por quê? Porque os convidados estavam com seus celulares no caminho. Isso irrita. E não estou culpando só os convidados. Eu também tenho responsabilidade nisso. Devia ter sido mais claro, no passado, quando explicava aos meus clientes a importância de não autorizar fotos durante o casamento. Bem, a partir de agora, vou criar mais caso com isso”, escreveu Stewart, em seu perfil.
A publicação viralizou pelas redes sociais, com mais de 70 mil compartilhamentos e 100 mil curtidas. No texto, o fotógrafo cita ainda algumas considerações para noivos e noivos que preparam suas festas de casamento — e pensam em chamá-lo. Confira as recomendações de Thomas Stewart:
“1) Convidados com telefones, iPads e câmeras ficam sempre no caminho do fotógrafo. Eles não têm ideia de como não ficar na nossa frente. Geralmente estragam várias de nossas fotos, fazem com que elas fiquem piores. Você está gastando um bom dinheiro um grande dinheiro com um fotógrafo e isso significa que quer fotos boas. Não podemos dar o nosso melhor trabalho com as pessoas na nossa frente;
2) O mesmo convidado pode ficar na SUA frente. Você vai perder momentos do seu próprio casamento, por causa de um iPad no caminho. Você vai sentir falta de ver seu companheiro caminhando até o altar;
3) As fotos dos convidados geralmente ficam uma bosta. Desculpa, mas é verdade. Você não consegue tirar boas fotos com a câmera do celular de algo em movimento, em uma igreja com pouca luz, de perto do altar. Mesmo muitos profissionais têm problema com isso.
E, por último, o mais importante:
4) Imagine que você está no meio da cerimônia do seu casamento. Você está extasiado. Você decide dar uma olhada para os convidados, com a certeza absoluta de que eles estão dividindo esses momentos de alegria com você, quem sabe até emocionados. O que você vê? ROSTO NENHUM, JÁ QUE TODOS ESTÃO COBERTOS COM OS TELEFONES OU CÂMERAS! Eu realmente duvido que é assim que você quer lembrar do seu casamento”.